SEDENTARISMO NO BRASIL

Sedentarismo é definido como a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas e está associado ao atual comportamento da vida moderna.

Hábitos como passar várias horas utilizando o computador ou em frente a TV e a utilização de veículos para percorrer pequenas distâncias e as comodidades dos dias atuais intensificam ainda mais a vida sedentária do brasileiro.

 

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatista (IBGE) divulgada em maio de 2017, 62,1% dos brasileiros com 15 anos ou mais não praticaram qualquer esporte ou atividade física em 2015.

Tais atitudes sedentárias podem trazer consequências que vão desde a perda de força física até à morte súbita em alguns casos mais graves.

 

Para evitar problemas futuros é essencial a prática da atividade física que pode ser escolhida a seu critério como a caminhada, esportes, academia e a realização de algumas atividades diárias que ajudaram a combater o sedentarismo, tais como:

  • Realizar uma alimentação saudável;
  • Praticar no mínimo 30 minutos de atividade física por dia;
  • Preferir realizar pequenos trajetos caminhando;
  • Praticar a ginastica laboral, no caso de trabalhos em escritórios;
  • Trocar elevadores por escadas;
  • Realizar atividades domésticas.

 

fonte

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sedentarismo > acessado em 26 de julho de 2018.

https://www.valor.com.br/brasil/4971304/ibge-maioria-dos-brasileiros-e-sedentaria-partir-da-adolescencia > acessado em 26 de julho de 2018.

https://www.todamateria.com.br/sedentarismo/ >acessado em 26 de julho de 2018.